No passado, em meados dos anos 60/70, o patriarca Alcides Gelio deu início a oficina São José, especializada em reformas de carroças de madeira, passando em breve para carrocerias de madeira para caminhões. No entanto, em 1976, o Sr. Alcides veio a falecer, interrompendo assim um próspero negócio e sonho da família.
Passados 8 anos, em 1984, sua esposa Aparecida Benvindo Gelio e seu filho mais velho, Valdecir Antônio Gelio, retomaram o antigo sonho e fundaram a Gelius Móveis, fabricando camas e penteadeiras, com o objetivo de levar beleza e praticidade em móveis para inúmeras famílias.
Os outros dois filhos, Sergio Gelio e Marcos Rogerio do Nascimento, vieram um pouco depois para agregar e somar esforços ao negócio. Com dedicação desmedida e esforço impetuoso, a empresa teve um crescimento exponencial, exigindo no ano de 2001 a construção de um novo espaço para atender as demandas e expectativas do mercado e da própria empresa. No ano de 2018, Dona Aparecida faleceu, mas os filhos continuaram honrando o legado da família, construído por anos.
Atualmente são mais de 35.000 m² de espaço fabril, o que permite uma produção mensal de 60 mil produtos. Em torno de 400 colaboradores atuam na fabricação de um portfólio com mais de 300 itens, atendendo a mais de 4 mil clientes no Brasil, além de exportar produtos para outros países.
Hoje, a empresa é gerida pelos três filhos, um orgulho para toda a família Gelio.